
Jânio Calistro, presidente da Câmara de VG, autoriza reajuste salarial a servidores
O presidente da Câmara de Várzea Grande, Jânio Calistro (PMDB), autoriza reajuste salarial real de 12% para 22 servidores efetivos e quatro estáveis. Parte do aumento de 8,41% já foi concedido na folha salarial de abril. Para junho, o peemedebista promete conceder um novo aumento, que será de 3,59% e assim totalizar em 12% de ganho real.
Com três meses à frente do Legislativo, o vereador pretende superar até mesmo os ajustes anunciados pelo Governo para a Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, profissionais da Educação e da Saúde. Cita que o professor estadual receberá um acréscimo de 9,11%, enquanto os profissionais da saúde terão aumento imediato de 3,11%, alcançando 10,61% em outubro, números inferiores, segundo Calistro, ao concedido aos servidores do município.
Conforme o parlamentar, o percentual proposto é resultado de acordo entre o Parlamento com o Sindicato dos Trabalhadores no Legislativo de Várzea Grande, e representa a capacidade financeira atual do Poder dentro das limitações imposta pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Trabalhamos em uma situação financeira muito apertada, afinal, estamos no limite do comprometimento com o pagamento de pessoal. Hoje, atingimos 69,95%. Isso é quase o teto. Colocamos todas estas informações para o sindicato que, por sua vez, consultou e aprovou nossa proposta em assembleia”.
Calistro ressalta ainda que a atual diretoria da Câmara trabalha para ajustar as contas, onde que há mais de 20 anos os servidores não eram contemplados com um reajuste semelhante. Com os dois aumentos, o impacto anual na folha salarial será de R$ 97,5 mil. “Dentro da proporcionalidade acordada”, diz o diretor administrativo financeiro, Geziel Lima Rodrigues. (Com Assessoria)

