twitter

Calistro declarou seu desejo na manhã desta terça-feira (20), ao participar de uma reunião em seu gabinete com Diretor Metropolitano de Identificação Técnica – Ailton Machado. De acordo com Calistro, por Várzea Grande apresentar população estimada pelo IBGE em quase 270 mil habitantes é mais do que justo que a cidade tenha um posto avançado do IML.
Outra justificativa usada pelo vereador na tentativa de levar o instituto para a cidade de Couto Magalhães recai sobre a burocracia do tempo de espera adotado pelo IML/Cuiabá para liberação de corpos. “Penso que o IML aqui em Várzea Grande dará mais agilidade nessa questão. Se já não bastasse o dor de perder um ente querido ainda ter que deslocar até Cuiabá e esperar horas para liberação do corpo. Isso prolonga o sofrimento das famílias”, disse o peemedebista.
Mas, é bom que se frise, que a parte desejada da Polícia Técnica Científica pelo Parlamentar não diz respeito a exames cadavéricos (necropsias), e sim exames de corpo de delito e demais perícias como exames: de lesões corporais, de constatação de embriaguez ou intoxicação por substância de qualquer natureza, de constatação de violência sexual, de sanidade mental, de constatação de idade, e até exame de constatação de doença sexualmente transmissível. São perícias que interessem à Justiça, mas que demandam de opinião de especialistas em Medicina Legal.
Na verdade, há tempos que Jânio sonha com a implantação de um braço do IML no município. Tanto é que o presidente já solicitou um projeto técnico que após ser concluído, deverá ser encaminhado ao prefeito Walace Guimarães (PMDB), para dar prosseguimento na reivindicação.
O Vereador sabe não ser fácil diante da situação financeira do município, mas se comprometeu analisar junto à prefeitura várzea-grandense a disponibilidade de um espaço mais ampliado para Casa Cidadã e instalação do IML.
Airton Machado ouviu tudo atentamente e em resposta disse ter interesse em atender o pedido de Calistro. E foi além ao informar que tem pretensões de alargamento dos serviços de cidadania hoje realizados pela Casa Cidadã que funciona na sede do Legislativo.
Outra boa notícia exposta pelo Diretor foi na instalação de uma Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), em Várzea Grande, o que auxiliaria muito a comunidade, devido os constantes furtos de veículos, no município. 
Vale ressaltar, que em 2009, um projeto para a instalação do IML foi apresentado junto à secretaria de Justiça e Segurança Pública  (Sejusp), porém não saiu do papel.

Além de Calistro e Machado, participaram da reunião a coordenadora da Casa Cidadã Maria Aparecida,  papiloscopista Berlino Israel e o presidente do Sindicato de  papiloscopista de Mato Grosso Idejair Macedo
quarta-feira, 21 de janeiro de 2015 | 0 comentários |