twitter


O presidente da Câmara de Várzea Grande, vereador Jânio Calistro do Nascimento (PMDB) autorizou reajuste salarial real de 12% para 22 servidores efetivos e quatro estáveis do Legislativo Municipal. Parte do aumento de 8,41% já foi concedido na folha salarial do mês de abril. Para o mês de junho de 2015, Jânio já prometeu conceder um novo aumento que será de 3,59% e assim totalizar em 12% de ganho real.
Com isso, em apenas três meses, os servidores do Legislativo Benedito Gomes terão conquistas bem maiores que as anunciados pelo Governo do Estado, para a Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, profissionais da educação e da saúde. Por exemplo, o professor estadual receberá um acréscimo de 9,11%, enquanto os profissionais da saúde terão aumento imediato de 3,11%, alcançando 10,61% em outubro, bem inferior ao concedido pelo presidente da Câmara de Várzea Grande.
De acordo com Jânio Calistro, o percentual proposto é resultado de acordo entre a Casa com o Sindicato dos Trabalhadores no Legislativo de Várzea Grande, e representa a capacidade financeira atual do Poder dentro das limitações imposta pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
“Trabalhamos em uma situação financeira muito apertada, afinal, estamos no limite do comprometimento com o pagamento de pessoal. Hoje, atingimos 69,95%. Isso é quase o teto. Colocamos todas essas informações para o sindicato, por sua vez, consultou e aprovou nossa proposta em assembleia”, informou.
Calistro ainda destacou que a atual diretoria da Casa trabalha para ajustar as contas da Câmara, onde que há mais 20 anos os servidores não eram contemplados com um reajuste semelhante. Com os dois aumentos, o impacto anual na folha salarial da Casa será de R$ 97.551,81, “dentro da proporcionalidade acordada”, completa o Diretor Adm. Financeiro – Geziel Lima Rodrigues.
A diretora geral da Casa Marcelle Ramires explicou que o realinhamento financeiro foi possível devido a um planejamento estratégico elaborado ainda em janeiro: “reorganizamos as finanças, parcelamos débitos e agora valorizamos o nosso principal patrimônio que é o servidor desta Casa”, disse Ramires.
Contente com o aumento no poder de compras, o servidor de carreira há 21 anos, o gerente de Divisão de Serviços Gerais, Alinor Alves disse que o aumento representa uma vitória da categoria que lutava para garantir o aumento determinado pelo INPC, que foi de 8% com o aumento do salário mínimo em 2015. “Nós estávamos lutando por este reajuste, eu particularmente estava precisando, e veio em boa hora. Estou muito satisfeito”, declarou Alinor.
Para a Assistente Administrativa, Josaide Nunes, o realinhamento faz justiça aos trabalhadores que servem o Poder Legislativo de Várzea Grande. “Em razão da crise financeira que nosso país enfrenta com os aumentos absurdos em todos os itens da cesta básica, o anúncio de ganho real para nós foi comemorado pelos colegas. Sou chefe de família e sei o quanto isto vai me ajudar”.
A Auxiliar de serviços gerais, Rosa Felícia, foi além ao destacar que há mais de duas décadas servindo a Casa, nunca foi contemplada com esse aumento autorizado pelo presidente Jânio Calistro. “Estou aqui há 23 anos, sou uma das servidoras mais antigas desta Casa, e jamais tivemos um ganho real em tamanha proporção.”
sábado, 30 de maio de 2015 | 0 comentários |