O Presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, Jânio Calistro (PMDB) recebeu na noite desta quarta-feira (8) a visita dos festeiros de Nossa Senhora da Guia, a padroeira do município. Com a benção do padre Valteir de Souza os festeiros visitaram gabinetes, o plenário fazendo o convite para a festa que será realizada nos dias 2 e 3 de maio, com procissões, missa festiva e uma grande feira gastronômica, artesanal e cultural com vários shows.
Para o presidente, a festa dedicada à padroeira demonstra a fé e a tradição do povo várzea-grandense, um grande ato de devoção que envolve toda a família .
“ Receber a bandeira, os fiéis e organizadores desta grande festa é uma honra, estamos sempre à disposição da comunidade religiosa, para participar dos atos de devoção” destacou Jânio.
A visita foi acompanhada pelo vereador Gidenor Anselmo, popular Gordo do Goiano (PTB), Chico Curvo (PSD), Kalil Baracat (PMDB), Maninho de Barros (PSD), Sumaia Leite (SD), Joãozito de Barros (DEM), Joaquim Antunes (PMDB) e Claído Celestino, popular Ferrinho (PROS).
Até o final do mês de abril a bandeira de Nossa Senhora da Guia - padroeira de Várzea Grande - estará visitando os bairros Ipase, Jardim Imperador, Figueirinha, Pirinéu, Planalto Ipiranga, 24 de dezembro, distrito de Bonsucesso, as ruas Salin Nadaf e Santo Antônio, além das Avenidas Couto Magalhães e Alzira Santana.
A tradição da bandeira percorrendo as casas dos várzea-grandenses tem mais de 120 anos, a romaria acontece desde quando Várzea Grande ainda era distrito de Cuiabá. Mais do que uma tradição, a visita da bandeira nas casas dos várzea-grandenses é um momento de grande emoção. Durante as visitas também são recolhidos donativos e prendas para a festa da padroeira.
A festa de Nossa Senhora da Guia é uma das mais tradicionais do Estado de Mato Grosso e representa o início dos festejos em comemoração ao aniversario da cidade, comemorado no dia 15 de Maio. A festa de Nossa Senhora da Guia, neste ano, será realizada no dia 5 de maio.
HISTÓRICO - A Igreja Nossa Senhora da Guia foi construída em 1892, após 25 anos de criação do município de Várzea Grande. A Igreja foi tombada pelo patrimônio histórico artístico e cultural por meio da portaria 09/98 e publicada no Diário Oficial de 08.06.1998.
Vale ressaltar que a criação recente do dia especial a Nossa Senhora da Guia, instituído no calendário litúrgico pela Câmara Municipal, estabeleceu a comemoração da festa da padroeira da cidade de Várzea Grande todo primeiro domingo do mês de maio.
















